Respostas Sociais

Educação Pré-Escolar

 

  • 1. O pré-escolar da APEPI assegura a prestação dos seguintes serviços:

     

      1. 1.1. Educativo;
      1. 1.2. Higiene, conforto e bem-estar;
      1. 1.3. Alimentação;
      1. 1.4. Repouso;
      1. 1.5. Apoio à família;

       

  • 2. Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade;
  • 3. Disponibilização de informação à família sobre o funcionamento do pré-escolar e desenvolvimento da criança;
  • 4. O programa de atividades é adaptado à realidade sociocultural do meio, proporcionando às crianças um leque de experiências estimulantes que, de uma forma integrada, se apresentam na rotina diária do pré-escolar;
  • 5. As atividades prosseguidas no pré-escolar têm em conta as características específicas das crianças durante os seus primeiros anos de vida, e procuram assegurar a satisfação das suas necessidades físicas, afetivas e cognitivas;
  • 6. O desenvolvimento das atividades deve basear-se num projeto pedagógico, que integra o trabalho com:

     

    • 6.1. As crianças, de modo a que os cuidados prestados respondam não só à satisfação das suas necessidades e bem-estar, mas também favoreçam o seu desenvolvimento integrado;
      1. 6.2. Os Pais/Encarregados de Educação, em ordem a assegurar uma complementaridade educativa através de:
        1. Reuniões periódicas;
        2. Contactos individuais;
        3. Será afixado, dia e hora semanais para contactos diretos da família com a respetiva responsável de sala, para um correto acompanhamento Família-Instituição;
        4. Incentivos à participação ativa no Pré-escolar;
        5. Interação família, APEPI e técnico especializado no acompanhamento das crianças com necessidades educativas especiais.
        1. 6.3. A Comunidade, em ordem a permitir a inter-relação entre vários grupos;
        1. 6.4. Por fim deverão os Pais usar de urbanidade para com a instituição reservando-se o direito à Direção de proceder a inquérito de averiguações.
  • 7. O plano anual de atividades é objeto de avaliação periódica, a partir da qual se procede às correções necessárias, tendo em vista uma melhoria dos serviços prestados, que será a base para a elaboração do plano.
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  • Regulamento (.pdf)

         

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