Serviços

Banco de Voluntariado "Dar as Mãos"

 

  • O Banco de Voluntariado – projeto “Dar as Mãos”, começou a ser dinamizado pela APEPI em 2011. A alavancagem deste projeto resultou da crescente consciência da importância de criar uma estrutura que organizasse a realização de atividades desempenhadas por voluntários em contexto institucional, bem como da sensibilidade da APEPI para promover condições que permitissem que os voluntários fossem enquadrados nas instituições de forma correta, maximizando o potencial dos seus contributos na instituição onde desenvolvem o seu voluntariado.  Assim, procurou-se, como é apanágio da direção da APEPI, envolver outras instituições da comunidade, parceiras neste Banco Local de Voluntariado, promovendo sinergias no concelho de Pombal. Atualmente, as entidades parceiras do Banco Local de Voluntariado são as seguintes: CERCIPOM, Associação de Alzheimer Portugal-delegação Centro; APRAP; Centro Social de S. Pedro; Associação da Cumieira; Centro Social de Carnide; Centro Social de Almagreira e o Município de Pombal.

  • O Banco Local de Voluntariado centraliza as inscrições de potenciais voluntários e assegura a avaliação do seu perfil, mediante entrevista realizada pelo psicólogo responsável pelo Banco de Voluntariado, que serão posteriormente canalizados para as diferentes instituições parceiras, de acordo com as suas necessidades e interesse dos voluntários, de forma a que sejam encontrados os melhores encaixes entre voluntários e instituições.

  • Com passos pequenos mas seguros e sustentados se tem construído este projeto, com a imprescindível colaboração de muitas pessoas – voluntários – que de forma disponível e altruísta, sem qualquer retorno monetário, dão de si a sua riqueza humana às instituições e seus utentes onde desenvolvem o seu voluntariado.
  • Tem como premissa “O tempo que lhe sobra pode ser muito importante para os outros” e “Sempre que damos as mãos partilhamos o coração”.

 

Para ser voluntário do Banco de Voluntariado "Dar as Mãos",
basta preencher a seguinte ficha de inscrição.

Ficha de Inscrição (.pdf)

Pode enviá-la por correio, por email ou entregá-la pessoalmente nas nossas instalações, consulte os nossos contactos.

© Apepi | Todos direitos reservados