O Centro de Acolhimento Temporário e Infantil de Pombal é uma das respostas sociais da APEPI, criado em 1991. Destina-se ao acolhimento urgente e transitório de crianças em situação de perigo, provenientes do Distrito de Leiria. Conta com capacidade para acolher 15 crianças, com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos de idade.
Aqui, procura-se que as crianças olhem para o futuro com um grande sorriso no rosto, mesmo sabendo que isso nem sempre é fácil. São muitas as partidas que o destino prega a quem nada pediu por isso. Ao longo dos anos já passaram muitas crianças, e todas elas deixaram saudades e marcaram os nossos corações… Umas marcaram pelas suas histórias de vida, outras pela sua ternura, outras ainda pela sua rebeldia, força ou coragem. Cada uma à sua maneira deixou um pouco de si, enquanto procurámos que levassem muito de nós.
Estas crianças, como qualquer outra criança, têm sede de amor, de carinho, de afeto, de compreensão, de respeito, de ser ouvidas, investidas de atenção e de cuidados, e muita, muita necessidade de colo. Para responder a estes pedidos irrecusáveis, muito tem contribuído a dedicação da Direção, e de todos os colaboradores/as da APEPI que cuidam das crianças do Centro de Acolhimento, fazendo com que se sintam em casa, aconchegadas e sejam o mais felizes possível.
Personalizamos o acolhimento em função das características e necessidades de cada criança, mobilizamos os recursos comunitários disponíveis e estabelecemos parcerias para apoio ao funcionamento do Centro.
© Apepi | Todos direitos reservados